sábado, 27 de junho de 2009

A Esquizofrenia na MIDIA e muito mais...


Entendendo a Esquizofrenia é um portal desenvolvido a partir da experiência de um grupo de profissionais com grupos de familiares de portadores de esquizofrenia, na clínica privada e no Programa de Psicoeducação desenvolvido por eles no Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro (CPRJ), da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, entre 2000 e 2007, coordenado pelo psiquiatra Leonardo Figueiredo Palmeira, que é o editor do referido portal.


Ele juntamente com Maria Thereza Geraldes e Ana Beatriz Bezerra lançaram o livro "Entendendo a Esquizofrenia - Como a família pode ajudar no tratamento?" pela editora Interciência, com 184 páginas, esse ano. E, já deram entrevista na CBN e no Canal Futura, e mais recentemente, o grupo apareceu no programa do Jô (Soares) na TV Globo. Foi quando os conheci.


A missão deles no portal é levar informação sobre a esquizofrenia a um maior número de pessoas, por acreditarem que o conhecimento é capaz de produzir reflexões e mudanças na maneira de encarar a doença e o sofrimento, bem como lidar com suas principais dificuldades e possibilidades de recursos.


O portal também tem o propósito de ser um espaço interativo, através de um Fórum, para a troca de experiências e para a busca conjunta de soluções entre familiares e aqueles que convivem com a esquizofrenia. Tem artigos, clippings e não só. Muito relevante, é o item "na mídia", ali há vários vídeos, que são fragmentos de capítulos da novela Caminho das Índias, em que todas as cenas envolve a temática da esquizofrenia em particular, com explicações técnico-científicas, e do sofrimento psíquico em geral. Um bom recurso esse para discussões, debates e reflexões já que a loucura tomou seu lugar de discussão na sociedade novamente.



Saudações Antimanicomiais,
Prof. Marco Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário