sábado, 6 de junho de 2009

UERJ inaugura Centro para tratamento da saúde mental






UERJ inaugurou seu CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Universitário no dia 28/05/09 na Policlínica Piquet Carneiro.




Foto Maior: Reitor e Diretores de Unidades Acadêmicas envolvidas no processo, em particular, os dois últimos, Pacelli (Psicologia) e Marco Duarte (Serviço Social).
Foto Menor: Diretor da PPC,Caramês e Assistente Social Neilanza, coordenadora da equipe do CAPS.

O Rio de Janeiro ganhou um reforço no tratamento e cuidado de pacientes portadores de transtorno mental. Desenvolvendo ações para alcançar esse objetivo, foi inaugurado, no dia 28 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial Universitário (CAPS), localizado na Policlínica Piquet Carneiro (PPC). O Centro inaugurado agora, já vem executando atividades desde 1993, como Hospital Dia Ricardo Montalbam quando ainda estava vinculado à Unidade Docente Assistencial de Psiquiatria dentro do Hospital Universtário Pedro Ernesto (HUPE). Com capacidade para atender 40 pacientes por dia, oferecerá cuidado e atenção psicossocial para adultos com diagnóstico de sofrimento psíquico grave e persistente. O atendimento será das 9h às 17h, e neste período os usuários receberão café da manhã, almoço e lanche.

O CAPS UERJ reúne uma equipe integrada por assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Ao receber alunos de graduação e residentes, o Centro se transformará também em referência na formação de profissionais atentos à nova ética do cuidado em saúde mental. "É um passo muito importante que a UERJ está dando. Em breve, teremos definitivamente um dos melhores Centros de Atenção Psicossocial Universitário instalados. No passado, nós éramos referência em saúde mental no Rio de Janeiro e agora estamos caminhando novamente para isso" afirmou o Reitor, Ricardo Vieiralves, durante a cerimônia de inauguração realizada no auditório da PPC.

Apesar de ter sido inaugurado em um espaço provisório, o CAPS receberá um prédio novo que será construído dentro do terreno da Policlínica. Para o diretor, João José Caramez, vale destacar a importância de ter o CAPS integrado ao centro ambulatorial. "As instalações estão dentro daquilo que esperávamos, temos uma boa infra-estrutura. Além disso, é nossa obrigação integrar o HUPE à Policlínica. Vamos trabalhar para desenvolver este serviço e em breve ele terá suas instalações definitivas", reiterou.

O CAPS e a Reforma Psiquiátrica

A implantação do CAPS caminha ao encontro da reforma psiquiátrica em curso na saúde pública brasileira. Prevendo um conjunto de ações para substituir a tradicional internação psiquiátrica, a reforma está baseada na Lei Federal nº10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. De acordo com a coordenadora da equipe do CAPS, a assistente social Neilanza Micas Coe, "o engajamento da equipe de profissionais, professores e alunos foi decisivo para a ampliação das condições assistenciais e resultará na formação de profissionais de saúde, em pesquisa e também em benefícios para a sociedade".

http://www.uerj.br/modulos/kernel/index.php?modulo=noticias&cod_noticia=3351

Nenhum comentário:

Postar um comentário