terça-feira, 8 de junho de 2010

Eventos acadêmicos e políticos de Saúde Mental na UERJ

Dia 02 de Junho ocorreram o I Encontro Estadual de Serviço Social e Saúde Mental e o II Seminário UERJ de Serviço Social e Saúde Mental. Foram eventos Pré-Congresso da ABRASME e por isso a presença de vários assistentes sociais e estudantes de serviço social da capital, vindos tanto do interior do estado do Rio de Janeiro e de tantos lugares do Brasil. 

Tivemos aproximadamente 250 inscritos, isso por si já fez dos eventos serem sucesso de público e crítica. Mas não parou por aí, as mesas produziram debates junto com o público-alvo dos eventos, com um formato de conferencistas e debatedores, o que em muito enriqueceu a discussão com a plenária, sobre serviço social, saúde mental e atenção psicossocial. 

A mesa de abertura contou com a representação das entidades da categoria profissional dos assistentes sociais, ABEPSS, CRESS-RJ e ENESSO e os representantes das unidades acadêmicas públicas de Serviço Social que tem grupos de pesquisa e extensão em Serviço Social e Saúde Mental.

A primeira mesa-redonda contou com a participação dos professores Eduardo Vasconcelos (Projeto Transversões/ESS-UFRJ) e Marco José Duarte (NEPS/FASSO-UERJ), sob coordenação da professora Conceição Robaima (CRESS-RJ) e com o professor Erimaldo Nicácio (ESS-UFRJ) como debatedor para a temática do Serviço Social e Saúde Mental: Trabalho e Formação Profissional.

A tarde, tivemos a mesa sobre o trabalho profissional dos assistentes sociais no campo psicossocial e a riqueza das experiências relatadas de forma sistemática, com crítica e reflexão teórica foi registrado como um momento ímpar e singular para o aprofundamento de nossa inserção diferencial no campo. Nessa mesa tivemos relatos e produtos de altíssimo nível, provenientes das pesquisas dos profissionais em pós-graduação stricto-sensu e lato-sensu. A mesa foi coordenada pela professora Artemis Marinho (ESS-UFF-Niterói) e como debatedora a professora Lucia Rosa (DSS-UFPI).

Em seguida, com o avançar da hora, a mesa final, Construindo uma Agenda para o Serviço Social no campo da atenção psicossocial, coordenado pela professora Sirley Reis (NEPS/FASSO-UERJ) e como debatedor o professor José Augusto Bisneto, e como relatora, a residente e pós-graduando Thaís Santos. Deliberou-se pela continuidade do encontro para o ano que vem na ESS/UFRJ além de tantas outras coisas que serão encaminhadas as entidades e escolas de serviço social no estado do Rio de Janeiro.

Parabéns a todas e todos os profissionais presentes que fizeram publicizar e visibilizar o campo da Saúde Mental no Serviço Social brasileiro, que não se encerrou nesses eventos acima, pois no dia seguinte, de 3 a 5 de junho, realizamos o II Congresso Brasileiro de Saúde Mental da ABRASME - Associação Brasileira de Saúde Mental, que contou com mais de um mil e quinhentas pessoas vindas de várias partes do Brasil.

Ttivemos muitas mesas de conversas e mesas redondas, e claro, algumas eram demarcadas pelas experiências de vários assistentes sociais que se mostravam de várias formas, seja pela gestão, pela formação, pelo trabalho direto, pela militância, enfim, tudo muito rico e com requinte político e acadêmico na publicização das experiências profissionais em curso a partir de um novo modelo de atenção no campo da saúde mental.

Agora estamos nos preparando para a IV - Conferência Estadual de Saúde Mental - Intersetorial do Rio de Janeiro, de 11 a 13 de junho na UERJ, a IV Conferência Nacional de Saúde Mental - Intersetorial no final do mês, e em seguida, o Congresso da REDE UNIDA (Porto Alegre) e o Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (Brasília) em julho e no final do ano, o Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (na UERJ - Rio de Janeiro).
Bons encontros!
Saudações Antimanicomiais,
Equipe do NEPS/UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário