domingo, 11 de dezembro de 2011

PET Saúde/Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas da UERJ no BOREL


BOREL GANHA GRUPO PERMANENTE DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

Abaixo copiamos a reportagem extraída do site da Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro sobre a I RODA DE CONVERSA sobre Saúde/Saúde Mental, Álcool e outras Drogas organizado pelo PET - Saúde Mental da UERJ em parceria com as equipes do Territórios da Paz, UPP Social, CAP 2.2, Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Borel e Casa Branca e do CAPS ad Mané Garrincha, bem como com o apoio da UPP e Rede Social Borel, onde contamos com a presença de tantos outros parceiros governamentais e não governamentais que tem ações no território do Complexo do Borel que, segundo dados do IBGE e dos PSFs, tem 13 mil habitantes.

A RODA DE CONVERSA

A Equipe organizada através do GT permanente irá realizar campanhas e ampliar a rede de cuidados que foi criada para atender aos usuários-dependentes, principalmente, de álcool, que segundo dados, contempla 10% da população, ou seja, em torno de mil e trezentos. A assistência médica, psicológica, psicoterápica e social com o matriciamento que já operava nas ESFs ganhará novos rumos e sentidos com a articulação e integração agora com novos atores que se fazem presentes nas comunidades.

Segundo a NOTÍCIA da IMPRENSA - RJ do Estado do Rio de Janeiro, parceira na realização deste evento:

"A comunidade do Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, ganhou um grupo permanente de prevenção às drogas e de auxílio a dependentes químicos. Para instituir a rede de assistência e desenvolver os projetos do grupo, profissionais de saúde e educação da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e instituições parceiras se reuniram nesta quarta-feira (7/12), na sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.

Representantes das ESFs, ACSs, Território da Paz, CAP 2.2 e PET/UERJ

PET/UERJ, UPP, JOCUM, CAPSad Mané Garrincha e CAPS/UERJ

Organizado pela Subsecretaria de Defesa e Promoção de Direitos Humanos, Cidadania e Território, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e pelo Programa de Educação para o Trabalho em Saúde da UERJ, o encontro recebeu representantes da Prefeitura do Rio, de organizações não governamentais e da UPP Social. O objetivo é integrar os trabalhos que já são realizados pelas instituições no Morro do Borel.


 Profres Marco Duarte e Sandra Fortes do PET/UERJ

- Na comunidade, já existem diversos atores atuando, como profissionais de governo e de saúde. Por isso, a ideia é formar projetos de prevenção às substâncias entorpecentes a partir da integração das iniciativas já realizadas. No encontro de hoje, discutimos as ações que cada integrante do grupo irá desenvolver - afirmou a gestora social do Borel, Anelise Froes.

Anelise Froes - Territórios da Paz (SEASDH-RJ)

O grupo de combate às drogas do Borel - que recebeu uma UPP em junho de 2010 - será constituído por equipes multidisciplinares, compostas por assistentes sociais, policiais da UPP, integrantes do programa da Uerj, profissionais dos postos de saúde da região e membros da Secretaria de Assistência Social e da UPP Social. A equipe irá realizar campanhas de prevenção ao uso de drogas e prestar assistência psicológica e médica aos dependentes químicos. O foco será o consumo do álcool.

- A nossa iniciativa é inédita no Brasil. Estamos fazendo um trabalho que inclui políticas que foram anunciadas hoje pelo governo federal, que é o Programa Nacional de Combate ao Crack. Estamos nos estruturando desde agosto para atuar no Borel. Primeiro, queremos conhecer o trabalho de cada instituição para unirmos força - explicou a coordenadora do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde da Uerj, Sandra Fortes, que anunciou a data da próxima reunião: 12 de janeiro às 14 horas no mesmo local, UPP Borel.

Sandra Fortes - PET/UERJ

Um dos trabalhos do grupo é monitorar a rede de assistência para saber se as demandas estão sendo atendidas. O cadastro dos usuários de drogas continuará a ser realizado por meio do Programa Saúde da Família, da Prefeitura do Rio. O programa da Uerj irá atender, identificar e encaminhar os dependentes químicos para tratamento. As reuniões, que serão mensais, contarão com a presença da comunidade.

- O grupo é mais uma iniciativa que ajuda a consolidar o processo de retomada do território e facilitar o acesso dos jovens a informações sobre entorpecentes como o crack, o álcool e até remédios controlados. Os policiais da UPP já encaminham pessoas envolvidas com drogas que querem fazer tratamento. Vamos intensificar esse trabalho - afirmou o subcomandante da UPP do Borel, Eduardo Souza.

Tenente Eduardo Souza - UPP Borel

Consumo de drogas na comunidade ainda é grande

Para a moradora do Borel e integrante do projeto Mulheres da Paz, Maria Helena Lopes, o projeto permanente para combater o uso abusivo de álcool e drogas é uma oportunidade única para que os jovens da comunidade conheçam os malefícios da dependência química e saibam onde e como procurar ajuda.

Maria Helena Lopes - Mulheres da Paz - Moradora do Borel

- O número de usuários de drogas é grande na comunidade. Cerca de 70% dos dependentes químicos consomem maconha e 30%, o crack. Em relação ao álcool, os usuários mais comuns são jovens a partir dos 11 anos de idade. Essas estatísticas mostram o quanto o grupo de trabalho será bem-vindo - ressaltou".


Equipe do PET Saúde Mental da UERJ presente na I RODA DE CONVERSA contou com a presença da psicóloga Regina Senna da Assessoria de Crack, Álcool e outras Drogas da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - SMSDC da Prefeitura do Rio

Regina Senna (SMSDC) e PETianos: Vera, Sandra, Marco, Neilanza e Amanda

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ATO CONTRA AS COMUNIDADES TERAPEUTICAS!






388722_229794313755375_100001744255633_534359_375615271_n.jpg


Sob o pretexto do cuidado, Comunidades Terapêuticas de todo o Brasil, voltadas para atendimento a usuários de álcool e outras drogas, têm adotado práticas como medidas punitivas, o impedimento do acesso dos atendidos à rede de educação, proibição de visita íntima, uso de medicamentos sem acompanhamento médico, contenção por meio de medicalização excessiva, existência de espaço de isolamento, restrição da visita de familiares, violação de correspondência e proposta de tratamento realizada fora do território do interno, além de trabalho não remunerado executado pelos usuários.
Essas são algumas das violações aos Direitos Humanos observadas durante inspeção realizada em 28 e 29 de setembro de 2011 pelos Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Psicologia, em 68 instituições de 24 estados e do Distrito Federal. Em algumas delas, inclusive, há obrigatoriedade de realização do exame anti-HIV para admissão. Esta ação teve por objetivo levantar a situação do atendimento prestado pelas Comunidades Terapêuticas às pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, para identificar possíveis abusos, maus tratos e violações de direitos humanos.
As práticas, muitas vezes, são permeadas por discursos religiosos e morais, e pouco se orientam pelos saberes técnico-científicos e pela ética de seu fazer. A proposta de cuidado baseada na abstinência como princípio de cura produz efeitos nefastos à vida dos atendidos, como a culpabilização e submissão. A inspeção, que foi coordenada pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, contou com parceiros em todos os estados. No Rio de Janeiro, foi realizada com apoio da Seccional de Campos dos Goytacazes do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-RJ), a Seccional de Cabo Frio do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RJ), representantes do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro e da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ.
No Rio de Janeiro, foram inspecionadas duas instituições: “Centro de Tratamento e Reintegração aos Dependentes Químicos Shalom and Life”, em Macaé e “Associação ONG Portal do Renascer”, em Barra Mansa.
Diante do exposto, manifestamos o nosso repúdio às Comunidades Terapêuticas e seu financiamento pelos cofres públicos e recomendamos o fortalecimento e a ampliação da rede de atenção psicossocial para a atenção aos usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD, CAPSi, consultórios de rua, CAT, CATIJ e diversos outros serviços já previsto por leis e portarias).
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro afirma as diretrizes das políticas nacionais para álcool e outras drogas que se baseiam no cuidado Comunitário, na lógica da Redução de Danos, bem como os princípios gerais presentes na Lei n°10.216, que norteia a Reforma Psiquiátrica no Brasil.

sábado, 26 de novembro de 2011

11th WORLD CONGRESS WAPR 2012


A Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial reune há mais de 20 anos pessoas e experiências que modificam praticas, serviços e políticas rumo ao bom tratamento, à inclusão social, à cidadania dos que sofrem com transtornos mentais e uso nocivo de substâncias psicoativas.
 
Na Bahia, de 16 à 18 de Maio de 2012, um Encontro Internacional  da WAPR na região Brasil.
Em Milão de 10 a 13 novembro de 2012 o 11th WAPR Congress.
Preparem-se!!!
Vejam o site!

WAPR World Congress Milano 2012.
First call for abstracts.
http://www.aimgroupinternational.com/email/wapr/wapr_2.html 
www.wapr.info 
<wapr2012@aimgroup.eu>



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PET Saúde Mental promove RODA de CONVERSA no Borel


A Equipe do PET – Programa de Educação para o Trabalho em Saúde – Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas da UERJ em parceria com as Equipes de Saúde dos Centros de Saúde do Borel e Casa Branca (Estratégia de Saúde da Família - ESF e Agente Comunitário de Saúde -ACS), CAP 2.2, Programa de Gestão Social em Territórios Pacificados da Superintendência de Territórios da SEASDH - Território da Paz, Programa UPP Social e CAPSad Mané Garrincha, com o apoio da UPP Borel e da Rede Social Borel convida para uma RODA DE CONVERSA sobre SAÚDE, SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: A REDE DE CUIDADOS NO COMPLEXO DO BOREL” que realizar-se-á no dia 07 de dezembro de 2011, às 14 horas, no Auditório da UPP Borel (Chácara do Céu).


I ENCONTRO dos CUIDADORES no Rio de Janeiro


No dia 30 de novembro, das 8 horas as 17 horas, ocorrerá o I Encontro de Cuidadores na Sáude, da cidade do Rio de Janeiro. Depois de 4 edições de Encontros para Cuidadores na Saúde Mental e 2 Encontros para Cuidadores de Idosos, o evento ganha um novo nome, unificando uma agenda de lutas e reivindicações de diversos segmentos relacionados ao cuidado de pessoas que se encontram em situação de dependência, fragilidade e vulnerabilidade social. 
A entrada é franca, e pode-se fazer inscrições prévias enviando um email para laborat@fiocruz.br, contendo como assunto as palavras "ENCONTRO CUIDADORES", e no corpo do email o nome, telefone e vinculação institucional (se houver). 
Pode-se inscrever no local também, mas as vagas são limitadas. O evento acontecerá no Auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fundação Oswaldo Cruz).


Seminário Anual da Saúde Mental do Rio de Janeiro - 2011


De 08 a 09 de dezembro ocorrerá o Seminário Anual da Rede Municipal de Saúde Mental do Rio de Janeiro, na sua versão 2011, das 9:00 às 17:00 horas, no Campus da UERJ, no Maracanã. O evento conta com apoio do NEPS/UERJ, CAPS/UERJ e PET - Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas da UERJ
As Inscrições podem ser feitas pelo blog da Coordenação de Saúde Mental da Cidade do Rio de Janeiro: http://saudementalrj.blogspot.com/




sábado, 12 de novembro de 2011

Seminário Reforma Psiquiátrica: 10 anos da LEI 10.216/2001


Seminário Reforma Psiquiátrica Brasileira: 10 anos da Lei 10.216

Seminário Reforma Psiquiátrica Brasileira: 10 anos da Lei 10.216
Nos dias 17 e 18 de novembro de 2011,  a ENSP e o IPUB  estarão promovendo o seminário Reforma Psiquiátrica Brasileira: 10 anos da Lei 10.216, quando será lançado tambem um numero especial da Revista Ciência e Saúde Coletiva. O objetivo é discutirmos os avanços e desafios que a assistência psiquiátrica brasileira enfrenta hoje, passados 10 anos da aprovação da Lei. Estarão presentes muitos dos principais atores deste processo nos ultimos vinte anos, incluindo gestores, profissionais, familiares e usuários. Na quinta às 19 horas teremos uma conferencia do Deputado Paulo Delgado e na sexta-feira, ao longo do dia, debates que incluirão a discussão referente a politica de atenção ao alcool e outras drogas, bem como uma exposição do atual coordenador de saude mental do MS, Dr.Roberto Tykanori, seguida de debate. Contamos com a presença de todos. No entanto, como nosso espaço é limitado, encerraremos as inscrições ao atingirmos 200 inscritos. As inscrições podem ser feitas aqui mesmo, no portal do IPUB.
Programação
17/11/2011 – 19 horas
Abertura
Profa. Maria Tavares Cavalcanti – IPUB/UFRJ
Prof. Antonio Ivo de Carvalho – ENSP/FIOCRUZ
Conferência
As Razões da Lei
Conferencista: Paulo Delgado
Debatedor: Benilton Bezerra Junior (IMS/UERJ)
Lançamento da revista
Coquetel
18/11/2011
8:30 hs – Mesa redonda: Agenda Pública para álcool e drogas
Debatedor: Marcelo Santos Cruz (IPUB/UFRJ)
Expositores: Tarcisio Matos Andrade (UFBA)
Sergio Verani (Desembargador TJ/RJ)
11:00 hs – Mesa redonda: Avaliação da Organização e do Cuidado em Saúde Mental
Debatedora: Cecília Minayo (ABRASCO/ENSP/FIOCRUZ)
Expositores: Pedro Gabriel Delgado (IPUB/UFRJ)
Nilson do Rosário (ENSP/Fiocruz)
Maria Tavares Cavalcanti (IPUB/UFRJ)
Rosana Onocko (UNICAMP)
14 hs – Mesa Redonda: Política de Saúde Mental no Brasil
Expositor: Roberto Tykanori / MS
Paulo Fagundes (ENSP/ Fiocruz)
Debatedores: Ana Pitta (UFBA)
Ana Marta Lobosque ( ESP/MG)
Jair Mari (UNIFESP)
Exposição do artista plástico Josinaldo Lima e Feira de artes nos jardins do IPUB.
Organização Eliane Santos - Coordenadora do Ateliê da VIda/IPUB 

Atenciosamente,
Domingos Savio, Maria Tavares Cavalcanti,  Nilson do Rosario e Paulo Fagundes
Organizadores do Seminário

I Seminário Internacional: Saúde Coletiva, Bioética, e suas Multiplicidades


I Seminário Internacional: Saúde Coletiva, Bioética, e suas Multiplicidades. 

De 14 a 16 de dezembro de 2011

Local: UFF - Campus Gragoatá, Bloco C - 3º andar (auditório Macunaíma) – Niterói (RJ)

O principal objetivo do Seminário: Saúde Coletiva, Bioética e suas Multiplicidades é o de formação de redes de cooperação internacional e nacional, para o desenvolvimento de trabalhos conjuntos e facilitação da mobilidade de docentes e alunos dos respectivos Programas de Pós-Graduação e cursos de graduação.
A idéia das "multiplicidades" tem como base o fato de que se pretende no Seminário dar expressão às singularidades, reconhecendo a diferença como constitutiva de uma rede. Ao mesmo tempo admite-se que há um comum que entrelaça a rede e reúne condições para o trabalho em conjunto.

Maiores informações:

Promoção:

  • Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (UFF)
  • Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFF-UFRJ-ENSP-UERJ)
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas - Linha Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde (UFRJ)
 Programação: 
Dia 14 (4ª. Feira): 
8:30 h. – Café  
09:00 h. - Abertura 
Prof. Roberto Souza Salles - Reitor da UFF 
Prof. Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega - Pró-reitor da PROPPI  
Profa. Luciana Tricai Cavalini - Diretora do Instituto de Saúde da Comunidade 
Representantes dos Programas de Pós-Graduação promotores do Seminário. 

10:00 – 12:00 h. –Conferências dos Representantes das UAB, UNM, UCM. 
Coordenador: Prof. Túlio Batista Franco (PPGSC-UFF).
Profa. Celia Iriart – Universidade do Novo México (EUA) 
Profa. Margarida Pla – Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) 
Profa. Rosa Maria Limiñana Gras – Universidade Complutense de Madri (Espanha) 
12:00 às 14:30 h. – Almoço 

14:30h. - Mesa: A perspectiva da Saúde Coletiva no Brasil 
Coordenador: Prof. Carlos Dimas Martins Ribeiro (PPGBIOS, UFF-UFRJ-ENSP-UERJ)
Palestrantes:
- Prof. Emerson Elias Merhy – PPGCM-(UFRJ) 
- Profa. Madel Therezinha Luz – PPGSC-(UFF) 
- Profa. Marisa Palácios - PPGBIOS –( UFF-UFRJ-UERJ-ENSP) 
16:00 – 17:00h. – Debate 
17h – Lançamento de Livros 

Dia 15 (5ª. Feira) 
9 às 12:00h. - Roda 1: Quem Somos, O quê fazemos e a Perspectiva de uma Rede de Cooperação. 
Coordenação: Prof. Aluísio Gomes da Silva Jr.(UFF)
Apresentação dos Programas de Pós-Graduação e Linhas de Pesquisas Representadas no 
Seminário.  
Debate  
12:00 às 14:30h. – Almoço 

14:30 às 18:00  
Roda 2: Arte e Saúde: conceitos e experiências.  
Coordenador: Prof. Ricardo Moebus (UFOP-UFRJ)
Prof. Luís Guilherme Vergara (UFF, Instituto de Arte e Comunicação Social, ex-curador do MAC) 
Profa. Erminia Silva (Doutora em História da Cultura pela Unicamp). 
Profa. Lenita Lorena (UFF, Projeto Boa Noite, Bom Dia). 
Profa. Denise Vianna (UFF, Programa Terapia Expressiva). 
16:30 às 17:00h. – Intervalo 
17:00 às 18:00h.  - Debate 

Dia 16 (6ª. Feira) 
 9 às 12:00h. – Roda 3: Quem Somos, O quê fazemos e a Perspectiva de uma Rede de Cooperação. 
Coordenação:  Laura Feuerwerker (USP-UFRJ)
Apresentação dos Programas de Pós-Graduação e Linhas de Pesquisas Representadas no Seminário.  
Debate 
12 às 14:30h. – Almoço
 
14:30 às 16h. – Roda 3: Quem Somos, O quê fazemos e a Perspectiva de uma Rede de Cooperação. 
Coordenação: Lilian Koifman (UFF)
Apresentação dos Programas de Pós-Graduação e Linhas de Pesquisas Representadas no 
Seminário.  
16 às 16:30 – Café 
16:30 às 18:00 – Mesa de Conclusão dos Trabalhos: Formação de uma Rede de Cooperação Internacional em Saúde Coletiva. 
Coordenação: Colegiado de Entidades entre Promotores, Convidados Internacionais e 
Nacionais. 
18:00h. – Encerramento 

Justiça e Saúde Mental no Rio de Janeiro: Internação Compulsória?




Política de Atenção Psicossocial à Alcool e Drogas no Rio de Janeiro



Com o tema "A POLÍTICA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A USUÁRIOS ABUSIVOS E DEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO", a Coordenação de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro da SMSDC e a CAP 2.2, com o apoio do NEPS/UERJ e o PET - Saúde Mental, Crack, Álcool e outras Drogas da UERJ, promovem no dia 18 DE NOVEMBRO, no AUDITÓRIO 71 DO PAVILHÃO CENTRAL DA UERJ (MARACANÃ) um evento que com a seguinte PROGRAMAÇÃO:

14:00 – Mesa de Abertura
POLÍTICA SOBRE ÁLCOOL E DROGAS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO: CONTRIBUIÇÃO DOS CAPSad
Moderador: Sergio Alarcon – Psiquiatra e Assessor da Área Técnica de Saúde Mental da SMSDC-Rio
Debatedores:
Marise Ramoa – Psicóloga e Diretora do CAPSad Mané Garrincha (SMSDC)
Juliana Caramore – Psicóloga e Diretora do CAPSad Raul Seixas (SMSDC)
Marcio Barbeito – Psiquiatra e Diretor do CAPSad Centra Rio (SES-RJ)

15:00 às 16:30 – Exibição do Filme “Cortina de Fumaça”

16:30 às 18:30 – Mesa de Debate
Moderador: Marco José Duarte – Professor e Diretor da Faculdade de Serviço Social da UERJ
Debatedores:
Orlando Zaccone – Advogado e Delegado Titular da Polícia Civil
Rodrigo Macniven – Cineasta e Diretor do filme “Cortina de Fumaça”

A entrada é gratuita com inscrição no local do evento.

Encontramo-nos por lá!
Saudações Antimanicomiais,
Equipe do NEPS/UERJ

II Curso de Extensão do NEPS encerra cumprindo seus objetivos de formação crítica no campo da saúde mental e atenção psicossocial

Plenária do Auditório com as/os cursistas

Dia 11 de novembro, véspera do feriadão da Proclamação da República, sexta-feira, as 8 horas da manhã, inicia o III e último módulo do II Curso de Extensão do NEPS. O dia começou cedo para muitos que vieram do interior do estado do Rio de Janeiro, bem como para alguns convidados que vieram de Vitória e Porto Alegre. Mas nada disso foi entrave para debatermos o campo da saúde mental e atenção psicossocial.

Prof. Walcyr Olvieira, Prof. Marco Duarte e Profra Conceição Robaima, com a A.S. Rosimar na intervenção

Na primeira mesa-aula do dia tivemos a presença da Profra Conceição Maria Robaima (FIOCRUZ) e do Prof. Walcyr Oliveira (EEAN/UFRJ) para debatermos " A Precarização do Trabalho em Saúde Mental", com a moderação do Prof Marco José Duarte (NEPS/UERJ).

Mesa de confraternização ao lado direito e presentes em cima da mesa

Após o término da mesa, houve uma confraternização por parte das/os cursistas presentes, com bolos, biscoitos, pães e pastas, refrigerantes e sucos e diversos CAPS e instituições presentearam o coordenador do II Curso de Extensão e do NEPS, Prof. Marco José Duarte, pelo excelente trabalho à frente dos mesmos e em particular por possibilitar aos trabalhadores do interior do estado do Rio de Janeiro a garantia de acesso aos conhecimentos e as informações atuais sobre o campo da saúde mental e atenção psicossocial propiciando um debate salutar e fraterno durante os módulos do curso e a integração com os diversos serviços presentes.

Edvado Nabuco, Iracema Polidoro e A.S. Neilanza Coe

Na segunda mesa-aula, tivemos a presença da militância de técnicos, usuários e familiares do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, através de Iracema Polidoro (APACOJUM e MNLA-RJ) e Edvaldo Nobuco (LAPS/FIOCRUZ e MNLA-RJ) com a moderação da A. Social Neilanza Micas Coe (Coordenadora do CAPS/UERJ) debatendo os "Movimentos Sociais no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial no Rio de Janeiro".

Profra Gina Ferreira

Profra Patrícia Dornellles

Na terceira mesa-aula, com o título, " A Ética da Interlocução e a Política da Intersetorialidade: Intervenções na Cultura e na Cidade", contamos com a presença da Profra Gina Ferreira (LAPS/MS) e da Profra Patrícia Dornelles (FCM/UFRJ) que trouxeram suas experiências êxitosas de intervenção na cidade a partir da interlocução saúde mental e cultura, tanto em Porto Alegre e Paracambi, bem como a agenda governamental a através do Ministério da Cultura.

Prof. Pedro Gabriel Delgado

Na última mesa-aula e encerrando o curso de extensão, tivemos a presença do Prof. Pedro Gabriel Delgado (FM/UFRJ) debatendo os "Desafios do Trabalho Coletivo e a questão da Formação Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Uma agenda para e da Reforma Psiquiátrica brasileira", muitas das questões levantadas são elaboradas pela experiência de 10 anos na gestão da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

Prof Pedro Gabriel e Plenária das/os cursistas

A partir de agora as/os cursistas estão preparando seus papers que serão entregues até o dia 12/12/11, para que junto com a fichas de avaliações possamos proceder a avaliação final do II Curso do NEPS e encaminhar a Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ para confecção dos certificados dos aprovados. Nossa proposta é organizarmos um evento em março de 2012 para entrega dos certificados, avaliação presencial do curso e uma confraternização de encerramento do mesmo apontando e apostando para a terceira edição do mesmo no segundo semestre de 2012.

Saudações Antimanicomiais,

Prof. Marco José Duarte, Profra Sirley Teresa dos Reis e
Equipe do NEPS/UERJ

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

II Módulo no II Curso de Extensão do NEPS


A temática do álcool, crack e outras drogas foi a tônica do segundo módulo – "Fundamentos Técnico-Operativos" do II CURSO DE EXTENSÃO DO NEPS – "Política de Saúde Mental e Atenção Psicossocial: Produção do Cuidado e Formação Crítica" no dia 14 de outubro de 2011 das 8 às 20 horas.

Plenária do II Curso de Extensão do NEPS

A primeira mesa-aula – "Saúde Mental e Atenção Primária em Saúde" contou com a participação da Enfermeira Renata Cerqueira (CPRJ, CAPS/UERJ e PET Saúde Mental-UERJ) e da Profra Sandra Fortes (FCM/UERJ, NSM-PPC/UERJ e PET Saúde Mental-UERJ), com moderação dos Profres Marco José Duarte e Sirley Teresa dos Reis (NEPS/UERJ) abordando o lugar da saúde mental na atenção básica em saúde, em particular, sobre o matriciamento.

Enfra Renata Cerqueira e Profra Sandra Fortes

Ao final desta mesa-aula houve uma dramatização em que a temática do álcool e da família foi central articulada a equipe da Estratégia de Saúde da Família - ESF, Agente Comunitário de Saúde - ACS e Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, exemplificando o matriciamento.

Dramatização (Profra Sandra Fortes e cursistas)

A segunda mesa-aula – "Atenção Psicossocial à Criança e ao Adolescente" contou com a experiência da Psicóloga Cristina Ventura (CARIM-IPUB/UFRJ) e da Assistente Social Artemis Viot Serra (UNIPRAD-HESFA/UFRJ), com moderação do Prof. Marco José Duarte (NEPS/UERJ) no trato com o publico sobre a temática da criança e adolescente no campo da saúde mental, álcool, crack e outras drogas.

Psicóloga Cristina Ventura, Prof. Marco José Duarte e A.S. Artemis Serra

Na terceira e última mesa-aula – "Tendências da Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas no Rio de Janeiro", tivemos a representação da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, a Assistente Social Ana Lúcia da Silva, moderada pela Profra Sirley Teresa dos Reis (NEPS/UERJ) que nos presenteou com o debate contemporâneo sobre o tema e seus enfrentamentos e resistências no campo social, político, governamental e técnico, trazendo a público as questões das internações compulsórias, comunidades terapêuticas, etc.

A.S. Ana Lúcia Silva e Profra Sirley Reis

Todo esse investimento acadêmico, político e técnico de capacitação e formação continuada-educação permanente em saúde mental e atenção psicossocial caminha em conjunto com o movimento da luta antimanicomial, para tanto, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS da UERJ se fazem presente com sua banca de venda de livros, e ,em particular, tivemos uma tarde de autógrafo com o Paulo Sérgio dos Santos Machado, com o seu livro "Felicidade", publicado pleo LAPS/FIOCRUZ coordenado pelo Prof. Paulo Amarante.

Paulo Sergio e Fernando - Usuários do CAPS/UERJ

 Nosso próximo módulo e último – O Trabalho em Saúde Mental - acontecerá no dia 11 de novembro de 2011, no auditório 113 do Bloco F do Pavilhão Central da UERJ, das 8:00 às 20:00h cujas mesas-aulas versarão sobre: A precarização do trabalho em saúde mental; Movimentos sociais no campo da saúde mental e atenção psicossocial no Rio de Janeiro; A ética da interlocução e a política da intersetorialidade – intervenções na cultura e na cidade; e Trabalho coletivo e Formação Profissional em Saúde Mental – Uma agenda para a reforma psiquiátrica. Esse último evento será aberto ao público em geral como ouvinte e não será fornecido certificado.