sábado, 12 de novembro de 2011

II Curso de Extensão do NEPS encerra cumprindo seus objetivos de formação crítica no campo da saúde mental e atenção psicossocial

Plenária do Auditório com as/os cursistas

Dia 11 de novembro, véspera do feriadão da Proclamação da República, sexta-feira, as 8 horas da manhã, inicia o III e último módulo do II Curso de Extensão do NEPS. O dia começou cedo para muitos que vieram do interior do estado do Rio de Janeiro, bem como para alguns convidados que vieram de Vitória e Porto Alegre. Mas nada disso foi entrave para debatermos o campo da saúde mental e atenção psicossocial.

Prof. Walcyr Olvieira, Prof. Marco Duarte e Profra Conceição Robaima, com a A.S. Rosimar na intervenção

Na primeira mesa-aula do dia tivemos a presença da Profra Conceição Maria Robaima (FIOCRUZ) e do Prof. Walcyr Oliveira (EEAN/UFRJ) para debatermos " A Precarização do Trabalho em Saúde Mental", com a moderação do Prof Marco José Duarte (NEPS/UERJ).

Mesa de confraternização ao lado direito e presentes em cima da mesa

Após o término da mesa, houve uma confraternização por parte das/os cursistas presentes, com bolos, biscoitos, pães e pastas, refrigerantes e sucos e diversos CAPS e instituições presentearam o coordenador do II Curso de Extensão e do NEPS, Prof. Marco José Duarte, pelo excelente trabalho à frente dos mesmos e em particular por possibilitar aos trabalhadores do interior do estado do Rio de Janeiro a garantia de acesso aos conhecimentos e as informações atuais sobre o campo da saúde mental e atenção psicossocial propiciando um debate salutar e fraterno durante os módulos do curso e a integração com os diversos serviços presentes.

Edvado Nabuco, Iracema Polidoro e A.S. Neilanza Coe

Na segunda mesa-aula, tivemos a presença da militância de técnicos, usuários e familiares do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, através de Iracema Polidoro (APACOJUM e MNLA-RJ) e Edvaldo Nobuco (LAPS/FIOCRUZ e MNLA-RJ) com a moderação da A. Social Neilanza Micas Coe (Coordenadora do CAPS/UERJ) debatendo os "Movimentos Sociais no campo da Saúde Mental e Atenção Psicossocial no Rio de Janeiro".

Profra Gina Ferreira

Profra Patrícia Dornellles

Na terceira mesa-aula, com o título, " A Ética da Interlocução e a Política da Intersetorialidade: Intervenções na Cultura e na Cidade", contamos com a presença da Profra Gina Ferreira (LAPS/MS) e da Profra Patrícia Dornelles (FCM/UFRJ) que trouxeram suas experiências êxitosas de intervenção na cidade a partir da interlocução saúde mental e cultura, tanto em Porto Alegre e Paracambi, bem como a agenda governamental a através do Ministério da Cultura.

Prof. Pedro Gabriel Delgado

Na última mesa-aula e encerrando o curso de extensão, tivemos a presença do Prof. Pedro Gabriel Delgado (FM/UFRJ) debatendo os "Desafios do Trabalho Coletivo e a questão da Formação Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Uma agenda para e da Reforma Psiquiátrica brasileira", muitas das questões levantadas são elaboradas pela experiência de 10 anos na gestão da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde.

Prof Pedro Gabriel e Plenária das/os cursistas

A partir de agora as/os cursistas estão preparando seus papers que serão entregues até o dia 12/12/11, para que junto com a fichas de avaliações possamos proceder a avaliação final do II Curso do NEPS e encaminhar a Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da UERJ para confecção dos certificados dos aprovados. Nossa proposta é organizarmos um evento em março de 2012 para entrega dos certificados, avaliação presencial do curso e uma confraternização de encerramento do mesmo apontando e apostando para a terceira edição do mesmo no segundo semestre de 2012.

Saudações Antimanicomiais,

Prof. Marco José Duarte, Profra Sirley Teresa dos Reis e
Equipe do NEPS/UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário