terça-feira, 9 de março de 2010

Inaugurado o primeiro CAPS III do Rio de Janeiro no Complexo de Atendimento à Saúde da Rocinha - 08/03/2010

Lula diz na Rocinha que bandidos também se escondem em 'prédios chiques de Copacabana'

Publicada em 08/03/2010 às 15h42m por Cássio Bruno - O GloboReuters
Acompanhado de Dilma e Cabral, Lula inaugura complexo esportivo na favela da Rocinha, mais  uma obra do PAC - Foto: Marcia Foletto/O Globo
RIO - Em discurso na favela da Rocinha, uma das maiores do Rio de Janeiro, e, palco de constantes confrontos entre policiais e traficantes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que a presença de bandidos não é exclusividade das comunidades pobres do Brasil.

- Acabou o tempo em que as pessoas não olhavam para cá (Rocinha). É verdade que a Rocinha deve ter algum bandido. É verdade que no Pavão-Pavãozinho deve ter algum bandido e no Complexo do Alemão também, mas quem disse que não tem bandido naqueles prédios chiques em Copacabana? Quem disse que não tem bandido em outros lugares desse país? - questionou o presidente durante a inauguração de um complexo esportivo na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para ele, é a população mais carente quem sofre com este tipo de preconceito:
- O que é mais grave é que os perseguidos são os pobres dos morros e nós, tanto eu, como o Sérgio Cabral e o prefeito (Eduardo Paes), estamos convencidos de que as pessoas precisam é de oportunidade. É levar a elas cultura, educação, possibilidade de lazer e de trabalho, que nós estaremos construindo homens e mulheres de bem nesse país e não bandidos e traficantes.
Lula voltou a afirmar que as comunidades pobres do Brasil foram abandonados por governos anteriores e, que seu objetivo é dar dignidade e oportunidades aos menos favorecidos.
Apesar de estar chegando ao fim do seu governo, Lula, afirmou que ainda se sente vítima de preconceito de parte da elite nacional que até hoje não se conforma em ter sido governada por um metalúrgico sem diploma.
- Todo mundo sabe que eu tenho casco duro, que se dependesse de bordoada não estaria onde estou porque uma parte da granfinagem desse país não aceita que um metalúrgico seja um presidente da República e, que um metalúrgico tem feito mais que eles - disse.

O presidente estava acompanhado da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, e de outros cinco ministros: Franklin Martins (Comunicações), José Gomes Temporão (Saúde), Orlando Silva (Esportes), Márcio Fortes (Cidades) e Carlos Lupi (Trabalho).
Lula inaugurou as primeiras obras do PAC na comunidade. Com investimento de R$ 231,2 milhões, foram entregues, além do centro esportivo, um Complexo de Atendimento à Saúde (CAS), que irá abrigar uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), um Centro de Saúde da Família e um Centro de Atenção Psicossocial.
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/03/08/lula-diz-na-rocinha-que-bandidos-tambem-se-escondem-em-predios-chiques-de-copacabana-916012520.asp

Nota da Editor:
Cabe ressaltar aqui sobre esse CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. Ele é um CAPS III - o primeiro do município do Rio de Janeiro, que foi inaugurado hoje, dia 08 de março - Dia Internacional de Luta das Mulheres - e batizado de MARIA DO SOCORRO SANTOS - Pintora e militante do movimento da luta antimanicomial do Rio de Janeiro, falecida em março de 2005. No convite da Gerência de Atenção Psicossocial - Coordenação de Saúde Mental - Superintendência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro tem uma pintura (acima reproduzimos) e uma frase dela, que diz assim "Queremos uma sociedade em que Ninguém vai te excluir, mas sim incluir.  A nossa sociedade vai ser igual à sociedade de cada um” (Maria do Socorro Santos).


Caso tenha interesse em conhecer suas obras artísticas - suas telas, sua vida e o Projeto Maria do Socorro Santos (Instituto Franco Basaglia/Balcão SOS/Pinel) bem como a homenagem póstuma pelo Prof. Eduardo Vasconcelos, acesse o link abaixo:
http://www.rubedo.psc.br/socorro.htm

Parabéns a todos nós que construímos no cotidiano a política de saúde mental - a Reforma Psiquiátrica!
Saudações Antimanicomiais,
Prof. Marco José Duarte - NEPS/UERJ

7 comentários:

  1. Oi Marco!
    É com imensa alegria que faço parte do corpo de profissionais do primeiro CAPS III do município do RJ!
    Como assistente social espero fazer um trabalho interessante e bem diferente na comunidade da Rocinha, ainda mais com a presença tão próxima da UPA e da equipe de saúde da família!
    Espero manter nossos contatos!
    Abraços
    Carolina Darly

    ResponderExcluir
  2. Ola Carolina
    Nós do NEPS nos orgulhamos muito que seja vc a Assistente Social que está lá no primeiro CAPS III do Rio. Teremos muitas rodas de conversa, principalmente,organizada pelo NEPS na UERJ para problematizar sobre tão grande experiência profissional no campo da saúde mental e atenção psicossocial.
    Parabéns!
    Prof. Marco e Equipe NEPS/UERJ

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Sou estudante de arquitetura e urbanismo e estou elaborando o meu trabalho final de graduação, o qual tem como tema CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, portanto farei uma proposta arquitetônica para a cidade de Santa Maria - RS.
    Como estou na etapa de estudos teóricos, gostaria de saber se é possivel vocês passarem informações quanto ao funcionamento dos CAPS do RJ e como é desenvolvido o trabalho por parte dos profissionais envolvidos.
    Aguardo
    Dienifer de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde,

    Meu nome é Cynthia Merelles, fico feliz em saber que temos um CAPSIII, em nossa cidade, faço para da equipe de saúde mental de são João de Meriti, estou a frente do faturamento da rede neste caps desde 2007 e agora iremos implantar em nosso município também um CAPSIII e gostaria de saber a possibilidade de uma visita para entender melhor como funciona o faturamento de um CAPSIII.

    Desde já fico feliz e agradeço a oportunidade.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, gostaria de saber o que é um CAPSIII? Também gostaria de obter informações sobre se vocês oferecem cursos sobre atendimento de pessoas com distúrbios bipolar e anorexia. Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o que é um CAPS, CAPSi, CAPSad, e as modalidades I, II e III, segue o link do Ministério da Saúde http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Portaria%20GM%20336-2002.pdf
      Oferecemos bi-anualmente curso de extensão sobre politica pública de saúde mental e atenção psicossocial e o curso de especialização na modalidade de residência multiprofissional em saúde mental. Não oferecemos cursos sobre psicopatologia clínica.

      Excluir
  6. FAÇO PARTE DESSE CAPS SOU TC DE ENFERMAGEM AILTON

    ResponderExcluir