quinta-feira, 4 de julho de 2013

Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: Seminário debate temas urgentes na agenda ético-politico profissional do Serviço Social e da Saúde Mental


A Mesa-Redonda - Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos, sob a coordenação da pós-graduanda A. S. Rejane da Costa Antonio (CESSS-FSS/UERJ e do NEPS-FSS/UERJ), teve como palestrantes a Profra Dra A. S. Rita Cavalcanti (ESS/UFRJ) e da A. S. Silvia Dabdab Calache Distler (CRESS-RJ) e como debatedor o Prof. Dr. A. S. Marco José Duarte (Coordenador do evento, do NEPS-FSS/UERJ, da RIM-Saúde Mental da UERJ e do NEAB-PROAFRO-CCS/UERJ. Essas três últimas pessoas fazem parte da Frente Estadual Drogas e Diritos Humanos do Rio de Janeiro (FEDDH-RJ) e o foco do debate centrou-se sobre os atores da cena da politica pública de drogas no país, articulada com a de saúde mental, assistência social e segurança pública, bem como as críticas as internações/recolhimentos compulsórias, batizadas, pelos movimentos antimanicomial e antiproibicionista, de internações forçadas, sequestrando crianças, adolescentes e adultos na cidade do Rio de Janeiro, em situação de rua, que são levada/os para os Abrigos públicos e alguns encaminhados para as Comunidades Terapêuticas, sem projetos terapêuticos, com violações de direitos e maus tratos, sem equipes interdisciplinar, mesmo o Ministério Público tendo pressionado os órgãos e gestores municipais e estaduais sobre tais gravidades no não cuidado a esses/as usuários/as. Repudiou-se o PLC 37/2013 bem como reforçou-se que a presidenta Dilma VETE a Lei do Ato Médico. Os debates tomaram perspectivas críticas e apontaram para uma articulação para enfrentamento desta questão no interior da área profissional articulada aos movimentos sociais deste campo de ações intersetoriais.

A segunda Mesa-Redonda - Questões contemporâneas ao Serviço Social no campo da Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: A temática do território foi coordenada pela estudante de serviço social da UERJ, Raquel Coelho Araujo (Bolsista do NEPS-FSS/UERJ e estagiária do CAPS/UERJ) e teve como palestrante a A. S. Miria Alves da Silva Gomes (NEPS-FSS/UERJ) que problematizou a questão do território, saúde mental e intersetorialidade no Complexo da Maré. Como moradora e Agente Comunitária da Assistência Social, denunciou a violência policial e a chacina em sua comunidade, demonstrando a partir de sua pesquisa, a organização popular e a precariedade dos serviços públicos existentes que são muito mais usados como prática de clientelismo-populista da gestão municipal do que práticas de garantia de direitos e de cidadania dos moradores do local. A A. S. Neilanza Micas Coe (Coordenadora do CAPS/UERJ, integrante da RIM Saúde Mental da UERJ e do NEPS-FSS/UERJ, A. S. do CPRJ e mestranda em Serviço Social da UERJ) foi a debatedora da mesa e articulou com a experiência nas comunidades locais da AP2.2 em particular sobre a temática da saúde mental na atenção básica e a responsabilidade do CAPS no território, articulado ao CAPSad Mané Garrincha e a prática de matriciamento com outros setores sanitários na área.


A terceira Mesa-Redonda - Questões contemporâneas ao Serviço Social no campo da Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: A temática do trabalho foi coordenado pela psicóloga Naiara Castellar (CAPS/UERJ, SMS-Niterói e do  NEPS-FSS/UERJ) e teve como palestrante a A. S. Adriana Nunes Pinto (NEPS-FSS/UERJ) enfocando, em sua exposição, a pesquisa sobre Trabalho, saúde mental e a Economia Solidária. Trazendo várias questões para o debate, inclusive a questão crucial sobre o tema, a perspectiva terapêutica e de direitos na articulação do trabalho protegido, enfocando as oficinas de geração de trabalho e renda na atenção psicossocial. A Profra Ms A. S. Tathiana Gomes (ESS/UFF e doutorando em serviço social da PUC-RJ), como debatedora,  engrossou com mais questões e problemas para a discussão sobre o tema que ainda é pouco problematizado no campo da saúde mental e em particular pelo serviço social.

A quarta Mesa-Redonda - Questões contemporâneas ao Serviço Social no campo da Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: A temática da diversidade sexual e de gênero foi coordenada pelo Prof. Dr. A. S. Marco José Duarte (NEPS-FSS/UERJ e do LIDIS-SR-3/UERJ) e teve como palestrantes, a Profra Ms A. S. Rachel Gouveia Passos (UNIPLI, FSS-UERJ e Doutorando em serviço social da PUC-SP) que abordou o tema sobre as Mulheres, Cuidados e Maternalismos na Reforma Psiquiátrica brasilera; a A. S. Stephanie Santos da Silva (NEPS-FSS/UERJ) que abordou o tema do Gênero, Saúde Mental e Cuidado e da A. S. e Socióloga Isabela Scheufler Pereira (Mestranda do PPGSC-IMS-UERJ e pesquisadora do LIDIS-SR-3/UERJ) que abordou o tema da Diversidade Sexual e Homofobia. Logo em seguida, o debatedor da mesa, Prof. Dr. A. Social Guilherme Almeida (FSS/UERJ e Coordenador Adjunto do LIDIS/UERJ) trouxe os elementos fundamentais para o enfrentamento da temática da mesa para a platéia, para o serviço social, para o campo da saúde mental e drogas e dos direitos humanos.


A quinta Mesa-Redonda - Questões contemporâneas ao Serviço Social no campo da Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: A temática da gestão dos trabalhos coletivo e profissional na atenção psicossocial, contou com a coordenação da A. S. Tânia Oliveira (UDAP-HUPE/UERJ) e teve como palestrantes, a A. S. Neilanza Micas Coe (CAPS/UERJ), A. S. Adriane Freitas de Sá (CAPSad São Gonçalo-RJ e DESSAUDE/UERJ) e da Prof. Ms A. S. Claudete Veiga de Lima (CAPSi-CARIM/UFRJ e UNESA). Ambas brilhantemente analisaram o trabalho profissional do serviço social no campo da atenção psicossocial, cada um em sua especialidade do trabalho e da gestão, com adultos em sofrimento psíquico, em sua maioria neurose e psicose grave (CAPS), de crianças e adodescentes psicóticos (CPASi) e de usuários de álcool e outras drogas (CAPSad), trazendo várias questões para o debate, e em particular a ausência deste debate no interior da área profissional e dos retrocessos da politica de saúde mental para esses setores, com as denuncias da precarieadade do trabalho no campo da saúde mental e drogas na rede de atenção psicossocial. A Profra Dra A. Social Rosimary Gonçalves de Souza (Diretora do Departamento de Serviço Social da PPC/UERJ-FSS/UERJ e SMS/Macaé) problematizou os elementos colocados à mesa pelas palestrantes, enriquecido também pela sua experiência de gestora e de trabalhadora do campo, o que precisou a necessidade de organizarmos um evento para o tratamento dessas questões.


A última Mesa-Redonda - Questões contemporâneas ao Serviço Social no campo da Saúde Mental, Drogas e Direitos Humanos: A temática de raça/etnia ficou um pouco prejudicada, pelo avançar da hora e do esvaziamento da plenária, mas foi necessária para que inaugurássemos esse debate na agenda profissional e para o campo. Coordenado pela A. S. Gabriela da Silva e Silva (Pós-Graduanda R1 CEISM-RMISM/UERJ e do NEPS/FSS/UERJ), contou, como palestrantes,  da A. S. Danielle Cristine Alves (SES-RJ – Comitê Técnico de Saúde da População Negra) e do Psicólogo Ms Celso de Moraes Vergne (SES-RJ – Comitê Técnico de Saúde da População Negra e Doutorando em psicologia da PUC-RJ). Embora ambos tenham sinalizado as dificuldades de implementação de tal politica específica, de igual modo a da saúde LGBT, o problema a ser enfrentado é o racismo institucional que está presente na maioria dos trabalhadores da saúde. O debatedor, o A. S. Ms Joilson Santana Marques (CR-LGBT Capital, CRESS-RJ e NEAB-PROAFRO/CCS-UERJ) reforçou com exemplos o preconceito racial que é estrutural e institucional no campo das relações sociais capitalistas, e por isso presente no campo da saúde e de outras politicas públicas, e a necessidade do enfrentamento desta questão.


O IV Seminário Serviço Social e Saúde Mental do NEPS-FSS/UERJ foi um sucesso de crítica, de participação e debate por parte de todos/as presentes, o que reforça a necessidade imperiosa de reeditar o II Seminário Estadual e o I Nacional sobre os temas tratados, discutidos, analisados e problematizados pelas mesas e participantes, pois observamos que há uma lacuna na agenda ético-politica profissional e do campo da saúde mental, drogas e direitos humanos para capacitação, formação, treinamento e investigação do conjunto da obra, que cada vez mais se torna urgente para a efetivação das politicas públicas e na garantia dos direitos de todos nós, usuários/as, trabalhadores/as, gestores/as, estudantes, professores/as e pesquisadores/as, de forma singular e plural, em torno da construção de um projeto ético,  estético e politico de sociedade, afirmando uma outra possibilidade de nos constituirmos enquanto Estado brasileiro.

Agradecemos a colaboração dos convidados, a participação de todxs e contamos em breve com uma nova oportunidade de nos encontramos para um outro evento.
Saudações
Prof. Dr. Marco José Duarte e Equipe do NEPS-FSS/UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário