sexta-feira, 9 de abril de 2010

II CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL - ABRASME, de 03 a 05 de junho, Rio de Janeiro - UERJ

II CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL - ABRASME, de 03 a 05 de junho de 2010, Rio de Janeiro - UERJ está no ar!!!




O campo da saúde mental vem enfrentando uma variedade de desafios; entre eles, a necessidade de integração e operacionalização dos novos serviços substituindo ao modelo assistencial tradicional e de uma interação entre a prática e as áreas de conhecimento que compõem o sistema de saúde como um todo.
No âmbito científico o campo da saúde mental é tradicionalmente fragmentado e socialmente representado, por especialidades clássicas como Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem Psiquiátrica, Terapia Ocupacional e Serviço Social. Novos atores sócio-profissionais estão presentes neste campo, entre eles a Educação Física, a Pedagogia, as Artes Plásticas e a Fisioterapia, além de outros setores, como sistemas de Educação, de Cultura e de Justiça. São ainda atores sociais importantes na área da saúde mental os movimentos sociais como o Movimento da Reforma Psiquiátrica e o Movimento da Luta Antimanicomial e os movimentos artísticos.
Estes desafios têm sido amplamente reconhecidos no contexto dos vários dispositivos de desenvolvimento do campo da Saúde Mental.
Portanto, a realização do II Congresso Brasileiro de Saúde Mental é uma iniciativa amadurecida e plenamente legitimada. O evento tem o potencial de promover, historicamente, as aproximações necessárias dos diversos atores sociais, usuários, familiares, profissionais, acadêmicos e artísticos que fazem deste campo de práticas e saberes um dos mais vibrantes no âmbito do Sistema Único de Saúde. Desta forma a realização do II CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL atende a uma necessidade na perspectiva da consolidação de um sistema de saúde, que tem como princípios a integralidade, a universalidade de acesso e a descentralização.

OBJETIVOS DO CONGRESSO
• Congregar as comunidades científica e profissional, usuários e seus familiares, e outros segmentos interessados da sociedade em nível nacional;
• Estimular a representação de diferentes vozes, de diversas disciplinas e vários movimentos sociais e artísticos que caracterizam o complexo campo da Saúde Mental;
• Discutir, refletir, debater e expor idéias e conflitos mediados pelos diversos segmentos da sociedade que muitas vezes atuam separadamente, com a finalidade de buscar conjuntamente soluções;
• Contribuir para uma melhor integração entre as diversas esferas da sociedade, a fim de promover os serviços humanizados e voltados para a saúde coletiva e para a afirmação do Sistema Único de Saúde.
• Divulgar a produção intelectual, a pesquisa e os projetos de extensão que constituem o campo científico da Saúde Mental

TEMA DO EVENTO
Diante da fragmentação do campo, da inserção de novos atores sócio-profissionais, das formas de representação social e da sua necessidade de integração e operacionalização dos novos serviços, este congresso vem com o tema: Loucura e saúde mental no século XXI.

PÚBLICO ALVO
O público esperado do Congresso é de aproximadamente 2.000
participantes e é formado principalmente pelos seguintes segmentos:
4.1. Pesquisadores, docentes e estudantes das áreas de:
Psiquiatria, Enfermagem geral e psiquiátrica, Psicologia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Justiça, Direito,Educação, Educação Física,, Pedagogia, Artes Plásticas, Fisioterapia, Antropologia, Cultura e artes em geral, inclusive arteterapia, músicos e profissionais de teatro.
4.2. Gestores de órgãos públicos, ligados às políticas públicas de saúde / saúde mental
Secretários de saúde, Coordenadores de saúde mental, os ligados a órgãos de Estado nas áreas da Educação, Justiça e Cultura, Diretores, coordenadores e supervisores de centros de referência, de hospitais e outros órgãos públicos da rede de saúde mental (Ex: CAPS, serviços residenciais terapêuticos, etc.), Gestores de Instituições de Ensino Superior, como pró-reitores, diretores de centros e departamentos universitários e líderes de grupos de pesquisa., Gestores, docentes e discentes de instituições privadas de saúde / saúde mental e de ensino superior.
4.3. Profissionais, estudantes e outros cidadãos envolvidos em movimentos sociais como:
Movimento da Reforma Psiquiátrica, Movimento da Luta Antimanicomial, Movimento da Reforma Sanitária e Associações de familiares e usuários.
4.4. Técnicos de Órgãos e Agências Públicas de saúde e justiça.
4.5. Conselhos Regionais de categorias profissionais.
4.6. Outros profissionais da Iniciativa privada ligados à área da saúde mental tais como de: Clínicas e hospitais, Planos e cooperatives de saúde, Fundos de Saúde, Serviços e equipamentos de saúde.








TRABALHOS PARA O CONGRESSO


É com enorme satisfação que convidamos para participar desse evento - II Congresso Brasileiro de Saúde Mental, com o tema: "Loucura e saúde mental no século XXI", que realizar-se-á na UERJ, Rio de Janeiro, no
período de 03 a 05 de junho do corrente ano.
Para envio de trabalhos ou outras formas de participação, os interessados devem acessar o site do congresso: www.saudemental2010.com.br
O prazo é até o dia 10 de maio para isso.
COMISSÃO ORGANIZADORA
II CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL - 03 a 05 de JUNHO 2010 - RJ
TEL. (021) 2260.5999
EMAIL: saudemental2010@ensp.fiocruz.br
Saudações Antimanicomiais
Prof. Marco José Duarte e Equipe NEPS

2 comentários:

  1. Olá pessoal, acompanho sempre este blog. Primeiro os meus agradecimentos pelo meu blog Saúde Mental e Cidadania estar na lista de favoritos.
    .
    Também sou formanda em Serviço Social na UFRJ. Ouvi falar muito bem de um curso ministrado pela Uerj sobre a temática Saúde Mental.
    .
    Por fim, deixarei uma dica para o layout do blog. Utilize a nova plataforma do Blogger (http://draft.blogger.com). É muito fácil de configurar e ajudará muito no visual do blog.

    ResponderExcluir