Rio -  O prefeito Eduardo Paes determinou ontem que a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil abra investigação para descobrir os responsáveis por disponibilizar na Internet livro que recomenda plantio de maconha por usuários da droga. O conteúdo estava em blog de funcionários da Coordenação de Saúde Mental da secretaria, como O DIA noticia hoje.


"Já mandei abrir um inquérito para tirar o site do ar. É ilegal e é um absurdo ter um site com a logomarca da prefeitura, incitando algo totalmente ilegal. Já falei com o Secretário de Saúde, Hans Dohmann, para descobrir quem colocou esse material no ar", afirmou Paes. "Sou totalmente contra o plantio de maconha mesmo para o consumo próprio. É ilegal", completou. Segundo a publicação, que foi retirada do ar na noite de sexta-feira, “permitindo ao usuário produzir a droga que consome, estaria o estado contribuindo com sua saúde.”



ESCLARECIMENTO



Também como O DIA noticia hoje, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil afirma, em nota, que o livro é utilizado de forma acadêmica por diversos profissionais da saúde mental no País e que o conteúdo é de responsabilidade de seus autores, sem qualquer ligação com o órgão da prefeitura. "A secretaria tem papel histórico no combate ao uso de drogas neste município, tendo como missão a defesa da vida e a não exclusão de qualquer paciente do sistema de saúde", diz o texto.



O órgão frisa que é responsável pelo tratamento de mais de 3.500 usuários de drogas e trabalha com a política de redução de danos seguindo as determinações da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde.



A secretaria afirma que o livro é “uma publicação oficial da Universidade Federal da Bahia e reconhecido pelo Scielo Book, o principal portal acadêmico no Brasil”. E também que não distribui exemplares da publicação: “O blog citado é iniciativa dos funcionários da Coordenação de Saúde Mental da secretaria. A publicação não integra o site oficial da SMSDC e não expressa a opinião da secretaria”.



LEIA A NOTA DA SECRETARIA NA ÍNTEGRA



"A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) tem papel histórico no combate ao uso de drogas neste município, tendo como missão a defesa da vida e a não exclusão de qualquer paciente do sistema de saúde.

Atualmente, a SMSDC é responsável pelo tratamento de mais de 3.500 usuários de drogas e trabalha com a política de redução de danos seguindo as determinações da Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

O livro citado é uma publicação oficial da Universidade Federal da Bahia, é utilizado academicamente por diversos profissionais de saúde mental do país e reconhecido pelo Scielo Book, o principal portal acadêmico no Brasil.

Ressaltamos que o conteúdo da obra é de responsabilidade de seus autores e não há coautoria da SMSDC, que tampouco distribui exemplares do livro. O blog citado, por sua vez, é uma iniciativa dos funcionários da Coordenação de Saúde Mental da SMSDC. A publicação não integra o site oficial da SMSDC e não expressa a opinião da secretaria."