sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MOSTRA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL - ARTE ADOIDADO

A Mostra Teatral ARTE ADOIDADO, um evento realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido, em parceria com o Ministério da Saúde e a Embaixada do Canadá, acontece nos dias 11, 12 e 13 de outubro, na Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues. No programa: apresentações de peças teatrais de grupos do Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe; shows musicais; exposição A Estética do Oprimido; vídeos; exibição do documentário O Teatro do Oprimido na Saúde Mental; mesas de debates com profissionais das artes cênicas e da área de saúde; e algumas surprezas que serão reveladas na hora que vão acontecer.  Ao término de cada apresentação teatral, alguns dos espectadores presentes poderão subir ao palco, trocar de lugar com o protagonista, escolher uma cena e, atuando com o elenco, mudar o final da peça. A Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues fica na Avenida República do Chile 230, Centro – Rio de Janeiro, próximo ao Metrô Carioca. Classificação livre. Ingressos gratuitos.
“A partir da década de 80, na França, em Cherbourg, profissionais da área de psiquiatria iniciaram um trabalho com a metodologia do Teatro do Oprimido, a partir das experiências iniciadas por Augusto Boal junto a psicanalista Cecília Thumin Boal. Hoje, além da França, países como Argentina, Palestina, Uruguay, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha e Brasil se utilizam na metodologia. No Brasil, nas cidades de Guarulhos e Santos, a metodologia do Teatro do Oprimido tornou-se política pública, assumida por estas prefeituras para o tratamento de pessoas com transtorno mental. Boal costumava dizer que já que os médicos estão cuidando clinicamente da doença mental, o teatro pode colaborar na redescoberta do ser humano que está por trás da doença. A gente trabalha sobre a possível superposição entre o delírio patológico e o delírio artístico, e o uso dos ritmos na criação de diálogos e de estruturas sociais. O teatro em geral já é uma forma delirante de arte.”, afirma o sociólogo Geo Britto, coordenador nacional do Projeto Teatro do Oprimido na Saúde Mental.
PROGRAMAÇÃO
DIA 11 – SEGUNDA-FEIRA
17:00 – Abertura da Exposição A Estética do Oprimido
18:30 – Lançamento do Documentário “O Teatro do Oprimido na Saúde Mental”. Ano de Produção: 2010
19:00 – Debate “O Teatro do Oprimido na Saúde Mental – como a arte auxilia no tratamento da loucura”. Debatedores: Geo Britto, sociólogo e coordenador do Projeto; Pedro Gabriel Delgado, Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde; Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora, SP; Eliana Guimarães, usuária e integrante do Grupo Pirei na Cenna, do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Niterói, RJ; Bernadete, familiar do Grupo Cuidando do Cuidador, de Itabaianinha, Sergipe.
20:00 – Show Musical de Hamilton Assunção, vocalista do Grupo Harmonia Enlouquece, conjunto musical composto por usuários e profissionais do Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro – CPRJ
20:20 – Espetáculo “MALUCO NÃO!”, com o Grupo Capazes, Iguais e Idealistas, de Macaé-RJ. SINOPSE: Mulher é reprimida pelo irmão que a acha incapaz de cuidar do próprio filho e a comunidade começa a tratá-la como louca.
21:00 – Show Musical de Geraldo Júnior e banda
21:30 – Coquetel
DIA 12 – TERÇA-FEIRA
14:00 – Exposição A Estética do Oprimido
15:00 – Exibição do Documentário “O Teatro do Oprimido nas Escolas”. Ano de Produção: 2006
15:30 – Debate “O Doente Pode Ficar Artista”. Debatedores: Cecília Boal, psicanalista; Lula Wanderley, artista plástico; Gina Ferreira, psicóloga.
16:30 – Vídeo da TV Pinel: Exibição de uma das produções da TV Pinel.
17:00 – Esquete musical “CAPSitando”, com o Grupo  Pirei na Cenna, formado por pacientes, e familiares, do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, Niterói, junto ao Grupo Liberarte, composto por internos do Manicômio Judiciário Heitor Carrilho.
17:30 – Espetáculo “PRINCESINHA DO PAPAI”, com o Grupo Primavera, de Guarulhos, SP. SINOPSE: A peça conta a história real de uma adolescente que não consegue dialogar com a família sobre sexualidade e acaba engravidando.
18:30 – Show musical com Roni Valk e banda
19:00 – Espetáculo “A FAMÍLIA DE TODOS OS SANTOS”, com o Grupo Cuidando do Cuidador, de Itabaianinha, Sergipe. SINOPSE: Abandonada pela família, Gerusa é assediada pela irmã interessada em receber seu benefício do INSS.
20:30 – Show Musical da Orquestra Popular Brasil de Cara
DIA 13 – QUARTA-FEIRA
17:00 – Exposição A Estética do Oprimido
18:00 – Exibição do Documentário “O Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto”. Ano de Produção: 2009
18:30 – Espetáculo “MARIAS BRASILIANAS”, pelo Instituto Tear.
19:00 – Espetáculo “O INCÔMODO”, com pacientes do Naps 5 (Núcleo de Atenção Psicossocial), de Santos, SP. SINOPES: Amigos discutem em um almoço quando um deles puxa um cigarro para fumar.
20:00 – Show Musical com Ponto de Cultura O Som das Comunidades que trabalha com o resgate da cultura popular, em especial, o samba de raiz.
20:20 – Espetáculo “FORA PRECONCEITO”, com o Grupo Dilemas da Vida, de Aracaju, Sergipe. SINOPSE: Amélia quer ser pintora, mas o professor da Escola de Artes a impede seguir o seu sonho porque descobre que ela é “maluca”.
21:40 – Show Musical do Bloco Carnavalesco Tá Pirando, Pirado, Pirou, composto por pacientes, profissionais, familiares e amigos da saúde mental que se originou no Hospital Psiquiátrico Philipe Pinel. O Grupo realizará um cortejo saindo da Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues, até a sede do Centro de Teatro do Oprimido, na Lapa, onde acontece uma Festa.
22:00 – Festa ARTE ADOIDADO, na sede do Centro de Teatro do Oprimido, Av. Mem de Sá 31, Lapa. Entrada franca.
INFORMAÇÕES
Telefones: (21) 2232-5826 e 2215-0503


Participem!
Saudações Antimanicomiais,
Equipe NEPS/UERJ

Um comentário:

  1. Em Jaragua do Sul - Brasil, aconteceram alguns eventos na semana de 10 de Outubro em comemoração ao dia Mundial da Saúde Mental.

    Uma ação em particular chamou atenção pela inovação. Em uma exposição de trabalhos realizados pelos pacientes do CAPSII e CAPSad, os visitantes eram convidados a ativarem o Bluetooth dos seus celulares e então recebiam banners informativos e wallpapers para seus celulares. Os wallpapers eram fotografias de alguns trabalhos expostos no evento.

    Vejam as fotos em

    http://acceptmidia.blogspot.com/2011/01/acao-de-bluetooth-marketing-no-dia.html
    Fonte:
    www.acceptmidia.blogspot.com

    ResponderExcluir