quinta-feira, 28 de agosto de 2014

6º Seminário UERJ PELA VIDA


Na véspera do Dia Mundial da Saúde Mental, haverá o 6º Seminário UERJ PELA VIDA. O Prof. Marco Duarte - Coordenador do NEPS/UERJ - estará com outros colegas-militantes antimanicomiais na mesa sobre Estratégias de Intervenção em Saúde Mental.

É um momento ímpar de narrar e relatar nossas andanças e interferências nesse campo da saúde mental e atenção psicossocial através do NEPS: no CAPS UERJ, no PET-Saúde-Redes-RAPS da UERJ, na Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UERJ, no estágio supervisionado em saúde mental, no matriciamento, nas parcerias com o CAPSad Mané Garrincha, com as equipes da Estratégia de Saúde da Família, com o NASF, com o NEPAD/UERJ no território, nas ações intersetoriais e interdisciplinares e na construção de uma sociedade sem manicômios.

Saudações Antimanicomiais
AbraSUS


sábado, 9 de agosto de 2014

O PET-Saúde-RAPS é ampliado em 3 pelo PET-Saúde-Redes da UERJ


O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-Saúde) - REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE (PET-Saúde-REDES) - Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) - PET-Saúde-Redes-RAPS da UERJ, teve seu início de trabalho para a saúde no campo em setembro de 2013 com o projeto "A PRODUÇÃO DA REDE DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO TERRITÓRIO: Interseções de cuidados em saúde mental na atenção básica no campo psicossocial e itinerários cotidianos na rede de atenção à saúde no município do Rio de Janeiro - Mapeando e Cuidando de pessoas com transtorno mental na Área Programática em Saúde (AP) 2.2 na Comunidade do Salgueiro". Aprovado pelo Edital Nº 14, DE 8 DE MARÇO DE 2013 da SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE do MINISTÉRIO DA SAÚDE, a UERJ concorreu com o Projeto "INSERINDO A UNIVERSIDADE NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE NO TERRITÓRIO: Mapeando e Cuidando nos municípios do Rio de Janeiro e Angra dos Reis" que tinha 3 grupos PETs. Dois se desenvolvem no município de Angra dos Reis, na rede de saúde indígena e atenção ao portador de deficiência e o nosso, que é da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e vem se desenvolvendo desde 2013 no município do Rio de Janeiro com o projeto acima.


REUNIÃO DA EQUIPE PET SAÚDE-REDES-RAPS DA UERJ (JANEIRO DE 2014)

No entanto, a partir de junho de 2014, a partir da transferência das bolsas dos dois grupos PETs (saúde indígena e deficiência), o PET-Saúde-Redes-RAPS ampliou-se para mais dois. Desta forma, a partir de 14 de julho de 2014, o PET-Saúde-Redes-RAPS da UERJ é dividido em três equipes PET-RAPS  O que já vinha sendo desenvolvido no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, junto as três equipes da Estratégia de Saúde da Família (Salgueiro, Coréia/São Francisco e Itacuruçá), na seguinte proporção: 1 tutor (Prof. Marco Duarte), 6 preceptores (1 psiquiatra - Rosane, 2 psicólogas - Vera e Gabriela, 2 enfermeiras - Cinthia e Maria José e 1 terapeuta ocupacional - João "Baiano") e 12 estudantes dentre os cursos de medicina, enfermagem, serviço social e psicologia, continuará, mai foi inserido mais pessoas a essa equipe, tendo em vista a entrada de mais uma equipe da Estratégia de Saúde da Família.

REUNIÃO DA EQUIPE PET-SAÚDE-REDES-RAPS EXPANDIDA COM OS 3 GRUPOS - 
REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (AGOSTO DE 2014)
 REUNIÃO DA EQUIPE PET-SAÚDE-REDES-RAPS EXPANDIDA COM OS 3 GRUPOS - 

REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (AGOSTO DE 2014)


 REUNIÃO DA EQUIPE PET-SAÚDE-REDES-RAPS EXPANDIDA COM OS 3 GRUPOS - 

REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (AGOSTO DE 2014)


 REUNIÃO DA EQUIPE PET-SAÚDE-REDES-RAPS EXPANDIDA COM OS 3 GRUPOS - 

REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (AGOSTO DE 2014)



REUNIÃO DA EQUIPE PET-SAÚDE-REDES-RAPS EXPANDIDA COM OS 3 GRUPOS - 
REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (AGOSTO DE 2014)

Assim, o nosso quadro atual com o PET-Saúde Redes com os 3 grupos-projetos PET RAPS ficou assim configurado:
1 Coordenador Geral (prof. Marco Duarte - FSS), 
3 Tutores (professoras Sandra Fortes - FCM, Edna Gurgel - FENF e Elziane Dourado - FSS), 
18 preceptores (dentre os profissionais psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeuta ocupacional, das unidades como CAPS UERJ - Gabriela, Leonardo e Rosane, CAPSad Mané Garrincha - Marise, Simone, Magda, Melissa, Heloisa, João e Mariana, NEPAD UERJ - Leonardo, NASF da CAP 2.2 - Hélio e Vívian, das ESFs - Cinthia, Maria José e Anelise e do NEPS UERJ - Rachel),
36 estudantes bolsistas (dentre os cursos acima citadas) - Alfredo, Ana Carolina, Ana Luiza, Arlene, Bianca, Breno, Camila C, Camila M, Carlos, Daniele, Desiree, Eliane, Evandro, Gabriel, Giselle, Helena, Igor, Juliana, Leila, Lucas, Marcello, Marcia, Marcos, Mariana, Monaliza, Natalie, Paloma, Pamela, Rafael, Rafaela, Raquel C, Raquel F, Reyna, Thainá, Thaís e Yngledy e 6 estudantes voluntários - André, Evelyne, Igor R, Igor M, Rachel e Yuri e
6 residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UERJ - Adnir, Fernanda, Gabriela, Rafaela e Yandra.
Assim garantimos a interdisciplinaridade na formação para o trabalho em saúde no território!

Nossa reunião ordinária e geral é toda segunda-feira, das 17 às 19 horas no Auditório B (Profra Maria Esolina Pinheiro) da Faculdade de Serviço Social, no 9º andar, bloco D do Pavilhão Central da UERJ.

Saudações Antimanicomiais-Antiproibicionistas
e AbraSUS!