É com enorme satisfação que, depois de quase dois anos de trabalho, anuncio para vocês o lançamento da versão web do nosso Catálogo de Recursos Comunitários Borel, Chácara do Céu, Casa Branca, Morro do Cruz, Indiana, Bananal, Catrambi/Usina e entorno da Grande Tijuca. Um projeto que foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), coordenado pelo Programa de Gestão Social em Territórios Pacificados por meio da equipe de Gestão Social Borel (Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos -SEASDH) e pelo Programa de Educação para o Trabalho em Saúde, Saúde Mental, Crack, Álcool e Outras Drogas (PET Saúde Mental – UERJ) iniciado em dezembro de 2011 com o apoio da Unidade de Polícia Pacificadora do Borel, UPP Social/IPP, Centro Municipal de Saúde Borel e Casa Branca, das instituições de ensino locais, assim como as redes de assistência social da região e da Rede Social Borel, através da diversidade de instituições comunitárias que dialogaram e compuseram o grupo de trabalho ao longo de seu funcionamento.
O Catálogo encontra-se no link para download: http://www.rj.gov. br/web/seasdh/exibeconteudo? article-id=1940872 .
No mesmo site, há uma matéria sobre o referido Catálogo: http://www.rj.gov.br/web/ seasdh/exibeconteudo?article- id=1941756
Esta versão foi lançado primeiramente na web dado o momento de transição na SEASDH-RJ. Mas, já está na gráfica rodando a versão impressa de 3.500 exemplares a serem distribuídos. A data prevista para o lançamento deste material impresso será no dia 12 de março, no Complexo do Borel e depois, dia 18, na UERJ, com promoção do NEPS e do PET-Saúde-Redes de Atenção-Rede de Atenção Psicossocial-RAPS da UERJ
Agradeço muitíssimo a cada um que ajudou direta ou indiretamente para a realização deste projeto! A realização de um trabalho só é possível quando encontramos parceiros pelo caminho. Só tenho a agradecer a todos que abraçaram esta ideia.
Que este Catálogo seja um instrumento que possa assegurar maior socialização dos serviços prestados à população usuária, visando garantir que as premissas dos direitos humanos e desenvolvimento social sejam cumpridas para todos. E temos que fazer valer isso!
Saudações
Clarissa Ramalho (SEASDH-RH) e Marco José Duarte (UERJ)