O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET) - REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE (PET/SAÚDE-REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE) – 2013/2015, instituiu diversos grupos em todo o país, a partir do Edital Nº 14, DE 8 DE MARÇO DE 2013 da SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE do MINISTÉRIO DA SAÚDE. A UERJ concorreu com o Projeto "INSERINDO A UNIVERSIDADE NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE NO TERRITÓRIO: Mapeando e Cuidando nos municípios do Rio de Janeiro e Angra dos Reis" e fomos contemplados com 3 grupos PETs. Dois se desenvolvem no município de Angra dos Reis, na rede de saúde indígena e atenção ao portador de deficiência e o nosso, que é da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e se desenvolve no município do Rio de Janeiro, cujo projeto se intitula: "PET-SAÚDE-REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS): A PRODUÇÃO DA REDE DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO TERRITÓRIO: Interseções de cuidados em saúde mental na atenção básica no campo psicossocial e itinerários cotidianos na rede de atenção à saúde no município do Rio de Janeiro - Mapeando e Cuidando de pessoas com transtorno mental na Área Programática em Saúde (AP) 2.2 na Comunidade do Salgueiro".
A equipe do PET - RAPS é constituída de um tutor (Prof. Dr. Marco Duarte - NEPS/FSS/UERJ) e de seis preceptoras/es, sendo que dois psicólogos (um do CAPS/UERJ e uma do CMS Heitor Beltrão/ESF Salgueiro), duas enfermeiras (uma do CAPS/UERJ e uma do CMS Heitor Beltrão/ESF Salgueiro), um médico psiquiatra (CAPS/UERJ) e um terapeuta ocupacional (CAPSad Mané Garrincha). São doze estudantes de graduação na saúde da UERJ, desses, quatro são, respectivamente, de Serviço Social e de Psicologia, três de Medicina e uma da Enfermagem.
Recentemente o Ministério da Saúde lançou o CADERNOS DE ATENÇÃO BÁSICA 34 - SAÚDE MENTAL (NA ATENÇÃO BÁSICA), que pode ser acessado para download do documento no link: http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/cab34, e que será a nossa referência de trabalho no PET Saúde-Redes/RAPS.
Fomos convidados a participar de um Seminário Nacional promovido pelo Ministério da Saúde, cujo tema é: “RADICAR(LIZAR) A FORMAÇÃO NAS REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO SUS: FORTALECENDO A REFORMA PSIQUIÁTRICA BRASILEIRA”, e estaremos representando institucionalmente a UERJ, como tutor do PET Saúde-Redes-RAPS da UERJ e como Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da UERJ, nos dias 19 e 20 de setembro, em Brasília-DF, onde teremos a oportunidade de ouvir a conferência de Benedetto Saraceno (médico psiquiatra italiano, um dos pensadores da Reforma Psiquiátrica da Itália, ex-diretor do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde - OMS, Docente da Universidade de Genebra - Suíça e Coordenador do Curso de Mestrado Internacional de Políticas e Serviços em Saúde Mental da Universidade Nova de Lisboa).
Saudações Antimanicomiais,
Prof. Marco José Duarte