domingo, 25 de setembro de 2011

FORMAÇÃO CRÍTICA EM SAÚDE MENTAL: II CURSO DE EXTENSÃO DO NEPS/UERJ 2011.

A Segunda Edição do Curso de Extensão Política de Saúde Mental e Atenção Psicossocial: Produção do Cuidado e Formação Crítica em Saúde Mental começou dia 23 de setembro contemplando uma estratégia de formação continuada/educação permanente no campo da saúde mental a partir da integração ensino-serviço público de saúde mental do SUS, em particular os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS dos municípios do interior do estado do Rio de Janeiro.
A Equipe do NEPS recebeu mais de mil Fichas de Inscrição ate o dia 12 de setembro, último dia para envio, mas por ter recebido até o dia 01 de setembro mais de 700 Fichas, encerram-se as inscrições bem antes do tempo previsto.
Esse montante de Fichas foi avaliado pela Equipe do NEPS para que se pudesse proceder a uma análise da demanda a partir de critérios já definidos e outros que foram criados frente ao volume das Fichas, na medida que só poderia contemplar um número exato para as 60 vagas do curso. Isso se deve em particular por dois motivos, pelo tamanho do auditório e pela proposta didático-pedagógica do curso.
Assim, priorizamos os trabalhadores de saúde mental que estão lotados nos CAPS e nas gestões municipais dos programas de saúde mental, bem como alguns estudantes que não tem essa temática na sua formação profissional de graduação. Nesse universo temos profissionais e estudantes das seguintes áreas de formação, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia, Nutrição, Biologia e Fisioterapia. Sinalizando que alguns desses também são usuários e/ou familiares dos serviços de saúde mental.
Dos municípios contemplados, temos, Barra Mansa, Rio Bonito, Japeri, Campos, Mendes, Cantagalo, Belford Roxo, Quatis, Mangaratiba, São Francisco de Itabapoana, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu, Mesquita, Vassouras, Resende, São Gonçalo, Armação de Búzios, Santa Maria Madalena, Saquarema, Bom Jesus do Itabapoana, Volta Redonda, Queimados, Paraty, Angra dos Reis, Rio das Ostras, Niterói e da capital - Rio de Janeiro, alguns serviços parceiros junto ao CAPS/UERJ, como o CAPS III Maria do Socorro, HUPE, IPUB/UFRJ, IPP, HPJ, HCT Henrique Roxo e Heitor Carrilho e outros serviços da rede pública de saúde mental do Rio de Janeiro. Tivemos muitas pessoas vinculadas ao campo da assistência social, saúde em geral, educação, sócio-jurídico, trabalho, e outros que infelizmente não pudemos atender por conta do perfil que se configurou para o curso.
O primeiro módulo - Fundamentos da Política de Saúde Mental, foi realizado a partir da abertura, as 8 horas, pelo Prof. Marco José Duarte - Coordenador do NEPS, que parabenizou ao corpo discente presente pela mais elevada concorrência de vagas em um curso gratuito oferecido por uma universidade pública. Sinalizando que a garra e determinação de cada um deve prosseguir pois o curso é integral em três sextas-feiras/mês.
Primeira aula-mesa: "A loucura e os modelos de atenção em saúde mental", das 9 às 12 horas, contou com a presença da Profra Paula Cerqueira (UFRJ) e Prof. Benilton Bezerra Jr (UERJ) com a moderação do Prof. Marco José Duarte (NEPS/UERJ).

Profra Paula Cerqueira e as/os cursistas do II NEPS

Cursistas atentos, participativos e críticos
Prof. Benilton Bezerra, Prof. Marco Duarte e Profra Paula Cerqueira

Após o almoço, a segunda mesa-aula, "Reforma Psiquiátrica brasileira: Caminhos e Descaminhos", das 13 as 15 horas, contou com a participação da Profra Ana Clara Silva (PCRJ, SEAP e MNLA) e do Prof. Marco Duarte (UERJ), mas como teve um contra-tempo com problemas de ordem técnica, sua apresentação ficou para o último dia do II NEPS.

Profra Ana Clara e cursistas

Logo em seguida, a terceira mesa-aula, das 15 às 17 horas, "Política Pública de Saúde Mental no Contexto dos 10 anos da Lei 10.216/2001", com a presença do Prof. Eduardo Mourão Vasconcelos (ESS/UFRJ), que apresentou um balanço desses 10 anos da referida Lei e os rebatimentos da configuração da política pública e do campo da saúde mental para os dias atuais.

Prof. Eduardo Vasconcelos
Cursistas atentos e implicados com a análise exposta

Por fim, a última mesa-aula, das 17 as 19 horas, "Justiça e Saúde Mental: Usuário-Cidadão de Direitos", aponta as polêmicas da judicialização da cidadania e dos direitos de um lado, com a presença da Profra Josélia Reis (JF-RJ) e com a Profra Tânia Dahmer (UFF e SEAP) aponta, de outro, os desafios da desinstitucionalização dos Hospitais de Custódia e Tratamento, "quando o camburão chega antes da SAMU".

Profra Tania Dahmer
Profra Josélia Reis

Cursistas presentes até o final 

O II NEPS tem demonstrado, a partir do primeiro módulo, que a importância do debate sobre a política pública de saúde mental é urgente, e por isso a grande demanda que se obteve, pois mesmo com o número reduzido de 60 vagas-cursistas, tivemos pessoas que vieram nos procurar e participar do curso na esperança de haver desistências e ocuparem essa vaga. Todos os professores/as presentes sinalizaram que a demanda deveria ser incorporada de forma de convênio com as prefeituras, ou mesmo assumida pelo governo estadual. A nós, a gratificação e o empenho de realizar com garra e luta a segunda edição do NEPS para esse público crítico, participativo, qualificado e com necessidade de trocar suas experiências do ponto de vista acadêmico, político e administrativo.
Sucessos e até o dia 14 de outubro com o segundo módulo, "Fundamentos Técnico-Operativos no Campo da Saúde Mental"!
Saudações Antimanicomiais,
Equipe NEPS