Dia 28/05/09 no Centro de Estudos da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ, a partir das 8:30 horas, teremos uma programação de inauguração do CAPS.UERJ (Centro de Atenção Psicossocial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Esse novo modelo assistencial em saúde mental, o CAPS, é um trabalho coletivo na saúde mental, envolvendo trabalhadores e docentes das áreas de Serviço Social, Psicologia, Psiquiatria, Enfermagem e Terapia Ocupacional. Originalmente um projeto de extensão, o Hospital Dia Ricardo Montalbam, depois de 15 anos de existência no Hospital Universitário Pedro Ernesto da UERJ, agora em maio, mês da luta antimanicomial, se prepara para ser deslocado para as dependências da PPC/UERJ e se transformando em um CAPS da rede assistencial do município do Rio de Janeiro.
Constrói-se, assim, mais um desafio da formação em saúde mental, na integração ensino de graduação e pós-graduação (via residência), pesquisa, extensão e rede de serviços de atenção e cuidado no campo da saúde mental em um contexto universitário.
Contamos com sua presença!
Abraços antimanicomiais,
Prof. Marco José Duarte (FSS/UERJ)