segunda-feira, 13 de maio de 2013

18 de maio - Dia Nacional da Luta Antimanicomial



Pelas ruas e becos da cidade: Liberdade!
Não à privatização e encarceramento da vida

O Movimento de Luta Antimanicomial pede passagem para se apresentar: somos usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental e pessoas que de alguma forma afirmam uma Sociedade sem Manicômios.
Por uma sociedade Sem Manicômios é o lema que afirmamos desde a década de 1980 quando lutamos pelo fim das instituições que encarceram desejos, corpos e mentes. Não queríamos a humanização desses espaços, mas a sua extinção, pois era sabido que tínhamos que acabar com os preconceitos, medos e estigmas que elas carregam. E assim lutamos até hoje. Afirmamos que encarcerar para supostamente produzir saúde não nos contempla. Já temos em nosso histórico acúmulo e propostas para efetivação de outros modos de cuidado e relação.
Agora, mais do que nunca, vemos as mesmas forças adoecedoras e descompromissadas com o ser humano serem legitimadas pela Prefeitura do RJ através do descaso com a população com suas políticas milionárias para megaeventos e nada para nosso cotidiano.
A Luta Antimanicomial está preocupada com a liberdade ampla e irrestrita de todo ser humano, ao contrário dos atuais Governos, que estão vendendo nossos espaços públicos por miseráveis acordos privatizantes, como é o caso de todo o complexo do Maracanã. Essa é a mesma política que vem recolhendo compulsoriamente quem vive nas ruas apenas para garantir a “limpeza” da cidade. Que faz da nossa saúde uma mercadoria, adoecendo trabalhadores e destruindo a rede de cuidados.
Afirmamos as conquistas que são fruto da nossa luta ao longo de todos esses anos, e acúmulo das nossas experiências antimanicomiais. Exigimos que a lei 10.216 seja respeitada. Defendemos a rede de atenção psicossocial que supera o manicômio, e não que convive com ele. Queremos passe livre para circular pela cidade, estar nas suas praças, estádios, teatros, e não apenas para ir pro CAPS.

Seguimos na luta por uma sociedade sem manicômios!

Junte-se a nós!

Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial do Rio de Janeiro (NEMLA/RJ)
e
Coletivo de organização do 18 de Maio

Se liga no que vai rolar!
Dia 17 de maio, na PRAÇA XV, Das 14 às 18 horas!

Roda de Samba CAPS AD Mané Garrincha
INtervenções poéticas com Nilo Sérgio, Regina Peixoto e André
Loucura Suburbana
Tá Pirando, Pirado, Pirou!
Oficina 762
Hip Hop do CAPS Rocinha
Harmonia Enlouquece
Oficinas de origami, mosaico e cartazes
Feira com produtos artesanais e muito mais!

Saudações Antimanicomiais e Antiproibicionistas
Equipe NEPS/UERJ